terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Adeus 2008, Olá 2009!!!!


Adeus 2008, foi um ano maravilhoso, com muitas coisas boas e outras menos boas, mas que já lá vão.
Agora sim vem ai 2009, vamos arregaçar as mangas, esfregar as mãos e enfrenta-lo de frente.
Com uma única certeza, finalmente, vamos ter uma casinha nova.
Foi o que a Presidente da Câmara de Odivelas escreveu: a casa será entregue no PRIMEIRO SEMESTRE de 2009.
Temos tanto que agradecer, são tantos os Serafins, os Anjos e os Arcanjos, que com muito boa vontade ajudaram-nos.
Obrigada, mesmo sendo pequenino, eu Sunny vou fazer os possíveis para ser feliz. E devo muito a todos vocês.

Falta ainda agradecer a Ajuda de Mãe, e ao CEPAC, (um centro que promove os imigrantes, dando-lhes apoio documental, esclarecendo os seus direitos e deveres, escutando-os e procurando dar-lhes uma saída humana e social.) que na sombra, silenciosamente, tem também ajudado muito.
Obrigada a todos e Um Feliz 2009

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

TODA AJUDA É PRECIOSA, e infelizmente necessária


Fomos entregar os miminhos da Belinha para o Sunny.
Vejam pelas fotos, eram coisas lindas, as grandes vão ficar guardadas em minha casa, pois na casa deles não cabe.

Quando chegamos, estavam 14º na rua, mas dentro de casa estava muito frio, o Sunny tinha acabado de tomar banho e estava com as mãozinha geladas. Estivemos pondo e tirando algumas roupinhas, do Sunny, ele parecia um "Baby Born".

Hoje pedi a Miúda Bonita que me passasse mais informação para que eu possa actualizar mais as informações deste cantinho. Volto a lembrar, TODA AJUDA É PRECIOSA, e infelizmente necessária.

Obrigada.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A lista de prendas do Sunny para o Pai Natal....

Lista ao Pai Natal:

Precisamos de uma casa, a barraca é fria é húmida, o Sunny já foi parar ao hospital, pois o frio tem sido uma constante;

Precisamos também de um infantário para o Sunny,

Precisamos de um emprego para a mamã, a Miúda Bonita que é quase licenciada em Psicóloga, mas que aceita qualquer emprego,

Precisamos de comida, fralda e de roupinhas para o Sunny...

Precisamos de tantas coisas, mas não há espaço na barraca, é urgente ter um frigorífico, mas a luz vem e vai, o fogão esta em péssimo estado, só temos um tacho, os ditos bens essenciais são poucos ou simplesmente não existem.

Não sei se com a ajuda do Pai Natal, conseguimos diminuir a nossa lista, mas tenho sempre muita esperanças, a verdade é que a ajuda continua vindo do Globosfera, são os "blogueiros"que tem ajudado incondicionalmente.
Temos recebido alguns miminhos para o cofrinho do Sunny, ainda bem, pois o subsidio de maternidade já acabou. Hoje a Ajuda Portugal recebeu quatro postais do correio, vem ai mimos lindos.., prometo voltar em breve com as novidades todas.

Só para lembrar...
Conta CGD: 050 669 998 330

NIB:003 505 060 069 998 330 098

Obrigado por estarem ajudando.

Um Bom Natal para todos e um Óptimo 2009

Bem hajam.

sábado, 6 de dezembro de 2008

O Sunny esta quase um homem, lindo, sexy e muito gostoso. Seu sorriso é arrebatador e a sua simpatia conquista tudo e todos até o Duff, que também tem 7 meses ficou encantado. Eles entenderam-se muito bem, o Sunny só não gosta muito quando ele ladra, mas de resto o encontro foi bem divertido para os dois, com lambidelas e puxões dos bigodes.

A vidinha do Sunny esta assim:

1- A Ajuda de mãe paga o ultimo ano da faculdade da Miúda Bonita.

2- Mas o Sunny não pode ir para a faculdade, pelo menos por enquanto.

3- Como a Miúda Bonita não tem emprego, não arranja um infantário, nem uma ama para o Sunny.

Isso não lembra uma pescadinha de rabo na boca?

4- A casa deles continua igual, o frio é uma constante o Sunny dorme na mesma cama que a Miúda Bonita, para ficarem quentinhos.

5- SEMPRE que chove mais o bairro todo fica sem luz, desta vez foram 5 dias, a Miúda Bonita, o Sunny, o irmão e o pai tiveram de sair de casa e ficar na casa da prima, onde normalmente moram 9 pessoas em 3 quartos.

6 - Chegou uma carta da Presidente da Câmara de Odivelas dizendo que não haverá reunião, pois analisou o caso e a casa será entregue no PRIMEIRO SEMESTRE de 2009, por tudo e pela situação podia ser no dia 1 de Janeiro de 2009, era muito bem vinda.

7 - Papá Rajú foi obrigado a voltar para Paris, aqui era só mais uma boca, e lá pelo menos como ele fala francês tem mais hipótese de arranjar trabalho.

A Belinha fez um selinho lindo. É como eu sempre digo toda ajuda é bem vinda e faz muita diferença nas nossas vidas. OBRIGADA

Este post é ainda só uma breve informação, em breve voltamos aos capítulos.

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Em Dezembro vamos desejar Feliz Natal ao Sunny!


Amigos blogueiros: copiem e colem estes selos nos vossos blogues!Vamos divulgar a história de amor e sobrevivência desta família. O Sunny está crescido e de saúde mas continua a precisar de toda a ajuda possível. DIVULGAR É AJUDAR! Obrigada a todos!Em breve actualizaremos este blogue com fotografias recentes.
Obrigado por estarem ajudando.
Bem hajam.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Vamos fazer 6 meses...

O Sunny vai fazer 6 meses no dia 8 de Novembro, nada mudou, mas o único que não é culpado é o nosso menino, por isso vamos fazer algo por ele.

Vamos dar-lhe uma prenda, qualquer coisa, uma lembrança, um brinquedo, uma euro, uma casa, o que quiserem.

Obrigada por TOOODOOOS aqueles que mesmo com a crise tem continuado ajudar. Sem vocês a situação estaria muito pior.

Obrigada, Obrigada, Obrigada.

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Oh !!!!!

Amigos Blogueiros

Marcamos reunião com vereador do pelouro da habitação, com a presidente da câmara de Odivelas e NINGUÉM nós recebe.

Alguém sabe como podemos "meter" uma cunha???

Boa semana

Nós :(

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

BREVISSIMAS INFORMAÇÕES - Setembro 2008


Não é preciso ser velha e caquética para saber que a vida não é a festa que gostaríamos que fosse.

Fazemos acontecer o nosso dia, segundo a segundo, minuto a minuto. Mas, normalmente, há sempre um grãozinho de areia que "emperra" a engrenagem e se assim não fosse viviamos um verdadeiro conto de fadas.

Não tenho estado muitas vezes aqui, mas infelizmente não é porque qualquer coisa tenha mudado. CONTINUA TUDO NA MESMA.

A Miúda Bonita batalhando uma vida melhor, o Sunny lindo e maravilhoso, algumas pessoas, ajudando como podem, os miminhos continuam a chegar na medida das possibilidades dos nossos anjos e arcanjos.

Eles continuam morando na mesma barraca sem as mínimas condições e o Inverno vem aí...

A Miúda Bonita espera conseguir uma bolsa para acabar Psicologia. Esta a procura de creche e de emprego o que realmente é notavel e que ela não perde a esperança de uma vida melhor. Continuamos respondendo a todos os e-mail e agradecendo pessoalmente os mimos, os depósitos e TODA a ajuda que nos tem chegado, pois sem ela a situação seria muito pior.

Ainda estamos à espera de um grande milagre e quem sabe se em ano de eleição não seja possível. Afinal já lá vão 15 anos que um deficiente vive na barraca e ninguém tem possibilidades, do ponto de vista político, de fazer nada e agora tem também uma criança de menos de um ano.

Queridos bloguista anónimos, muito obrigada, são vocês os nossos heróis, são para vocês todas as nossas orações e a nossa profunda gratidão.

Até breve, ou até ALGUMA novidade.

PS: Este endereço, ajuda.portugal@gmail.com , está e estará activo qualquer dúvida ou informação responderemos prontamente.
Obrigado por estarem ajudando. Bem hajam.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

CAPÍTULO 15 - Caro amigos, leitores, querubins, anjos e afins....

Grande novidade!!!! nada mudou desde o início, não há nada de novo para contar, a não ser que a vida vai andando, que a Miúda Bonita esta procurando emprego, que o Sunny está LINDO, mas de resto, nada.

Vou só actualizar algumas informações. Todo o dinheiro que o Sunny tem recebido esta guardado em uma conta em nome dele e da mãe. As coisas não avançam e é melhor prevenir para depois não ter de chorar, o dinheiro só será mexido se houver absoluta necessidade, senão vai ficando a crescer e quando o Sunny entrar para o Técnico (?), já tem dinheiro para comprar o carrão(????), para ir e vir todos os dias ;) da universidade(!).

Fiquei de ir buscar dois colchões, e uma cadeirinha para o carro e ainda não fui por absoluta falta de tempo e um pouquinho de falta de saúde, mas vou corrigir ambos e espero por a vida em dia rapidamente.

Tenho de postar um foto nova do nosso Rajá, mas esqueci a maquina em casa..... e usei uma que tirei, faz muito tempo (uma semana), mas nunca postei por estar tremida....

Sei que tem muita gente que mesmo na minha ausência, do blog, continuou ajudando, tanto com depósitos como com envio de miminhos, OBRIGADA, o facto é que o rapagão continua crescendo e as despesas acumulando, toda roupinha é bem vinda, não há depósitos grandes nem pequenos, há depósitos feitos com o coração.

O Rapagão vai fazer dia 8 Julho, 2 meses, já perdeu muita roupinha que ganhou, todas foram devidamente reaproveitadas, mas a verdade é que continuamos precisando de ajuda.

Precisamos com:
MUITA URGÊNCIA.
- Uma casa
- Emprego para a Miúda Bonita
- Emprego para o Raju pai do Sunny

COM URGÊNCIA
- Fraldas
- vestuário para o Sunny
- creminhos, loção de banho e afins...

Agradecemos tudo, com a mesma humildade, e com muita fé nas pessoas. Obrigada pela vossa ajuda.

Bem hajam.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

CAPÍTULO 14 - O Sunny está um verdadeiro homem


Fiquei uma semana sem ver o Sunny, nem a Miúda Bonita, e realmente o Sunny, cresceu, continua lindo, já tem cara de senhor, ele vai ser um grande Rajá quando crescer...

É por isso mesmo que continuamos aqui, para dar oportunidade do Sunny, vir a ser um Rajá no seu próprio reino.

A verdade é que a barraca já está pintada, foi lavada e levou uma mão de tinta, sei que só vai durar até as primeiras chuvas, mas tenho certeza que até lá a habitação social tão necessária para ele já terá saído.

A Miúda Bonita, esta bem, elegante e com toda a genica. Anda com o Sunny e o Rajú para lá e para cá procurando maneira de contornar a burocracia deste pais. O Rajú tem entrevista com Serviço de Estrangeiro só no fim do mês, até lá procurar emprego é uma tarefa árdua e ingrata, até para quem tem papeis em ordem, imagine para um indiano, sem residência.

As assistentes sociais agora fazem visitas domiciliares, nada mudou, a não ser as visitas, ninguém ajudou a pintar a barraca, nem a comprar as tintas, nem os contraplacados para forrar os sítios piores do tecto, nem para tirar o mato da frente da barraca, nem para providenciar uns moveis para ter onde colocar as roupinhas do Sunny, NADA MUDOU em relação as ajudas institucionais concretas, até o momento são insistentes.
Vamos marcar as entrevistas com: O Presidente da Câmara de Odivelas e com o Vereador do pelouro. E porque não marcar entrevista com o próprio Presidente da Republica, pois o não, este está garantido, só poderemos ter um pouco mais de ajuda institucional. (Qualquer coisa é mais do que tivemos até hoje).
Os mimos da Carla da ricasprendas@sapo.pt chegaram e não foram fotografados, pois levei para o Sunny directamente, prometo que vou fotografar o Sunny já todo vestidinho com os seus mimos....
Agradeço do fundo do coração todos os que continuam ajudando, TODA AJUDA É BEM VINDA, E RECEBIDA COM SENDO UMA OFERTA DOS ANJOS E ARCANJOS que de um modo ou de outro sabem da história da Miúda Bonita e seu filho Sunny.

Obrigada e bem hajam.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

CAPÍTULO 13 - Podia ser pior, mas tambem podia ser bem melhor...

Na sexta feira, dia 23 de Maio, foi marcada mais uma reunião, primeiro as 15h, porem depois passou para as 18h, todos temos de trabalhar para ganhar a vida...

A reunião foi convocada pela Segurança Social e pela Câmara de Odivelas e como sempre deveriam estar presente o Pai da Miúda Bonita (que neste momento é o único que esta trabalhando e a Miúda Bonita, os outros estavam por solidariedade (o Rajú, pai do Sunny e o Já, irmão da Miúda Bonita e o Sunny, eu infelizmente estava em Braga).

Era só para dar a conhecer o que foi dito na reunião com a Ajuda de Mãe, e voltar a insistir para que eles ALUGUEM uma casa, a vida seria bem mais fácil se todos tivéssemos dinheiro para resolvermos os nossos problemas...

Se estas reuniões continuarem o Pai da Miúda Bonita vai ter problemas sérios no emprego, alem disso cada marcação é uma grande desilusão, se eles pudessem já estariam longe, em situação mais digna, e sem ter de estarem a esperar favores das instituições...

Começo a entender quando o Pai da Miúda Bonita disse-me não estar minimamente confiante com este processo... Afinal ele sabe muito e já passou por isso mais vezes, segundo ele , o próximo passo e deixarem esfriar as coisas e esquecerem desta família por mais 14 anos...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

CAPITULO 12 - É já vamos numa duzia.....

Meus amigos, o Sunny continua lindo, os mimos continuam a chegar, recebemos uma caixa enorme da Mara Filile,do http://www.mara-barriguitas.blogspot.com%20e/ como sempre, cada mimo é mais lindo que o outro.

A Miúda Bonita, já descobriu que todos acham o Sunny o máximo, mas quando ele lembra de abrir bem a boquinha e gritar a todo pulmão, rapidamente passam o Rapagão para o colo dela com a celebre frase: Toma que o filho é teu.....

Com o Sunny com 11 dias a Miúda Bonita ponderou, pensou e reflectiu muito, ela realmente não vai deixar o irmão sozinho, o pai do Sunny esta cá, fala francês e inglês, mas é só, enquanto ele estivesse cá a Miúda Bonita e o Sunny poderiam ir para a casa da Ajuda de mãe e ter algum conforto, mas não dá, o irmão da Miúda , o Já, não entende o que o pai do Sunny fala, o pai do Sunny não entende o que o Irmão da Miúda bonita fala. O Já, ficou muito atrapalhado no final de semana, e o pai do Sunny não sabia o que fazer. Então o melhor mesmo é pintar a barraca, tirar as manchas de bolor e de humidade, tapar os buracos, trocar a cama e arrumar espaço para um berço.

Sexta feira, próxima mais uma reunião com a Câmara e com a Segurança Social, o ideal era mesmos uma habitação social. Mas ainda não vemos nem uma luzinha no fundo do tunel.

As ajudas continuam vindo só dos blogueiros. Isso é incrivel!!!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

CAPITULO 11 - NASCEU, O SUNNY NASCEU !!!!!!


























O Sunny, nasceu hoje, dia 08.05.08 a 1:25 h da manhã, a Miúda Bonita estava sozinha , ligou-me a 00:08h é disse que ia de metro para a MAC.
Fomos busca-la, as contracções eram de 2 em 2 minutos...
Ela deu entrada na Mac a 1:00 da manhã, o Sunny ainda entrou em sofrimento, mas em 25 minutos nasceu... com o auxilio das ventosas e até as 4 hora em que sai da MAC estava tudo bem.
Agora, como eu previa, como nada esta tratado, nada esta pronto, vamos começar a corrida, o pai do Sunny ainda não esta cá... a Ajuda de mãe ainda não deu certeza se vai ter vaga para acolhe-los...
Meus amigos, volto em breve, com mais noticias e com muitas fotos.....

domingo, 27 de abril de 2008

CAPITULO 10 - Faltam 15 dias (Teoricamente)

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer as vossas visitas. Já passámos os 5.000 visitantes e isso é uma maravilha.

Os mimos continuam chegando, recebemos
da Ana Magalhães e do namorado,
da Sandra e do namorado do http://artesdasereira.blogspot.com,
da Claudia Domingues
da Carina Silva http://pedacinhos dearcoiris.blogspot.com
Cada peça, mais linda que a outra, OBRIGADA, são realmente voces que nós alegram a vida e nós fazem acreditar quie vale a pena continuar.
As fotos dos minos já estão postadas.

Bom vamos ao capítulo 10 da nossa historia que, cada vez mais, fica longe de ter um final feliz.

Amigos, mesmo nas situações mais complicadas, resolvi manter a compostura e um estatuto moral elevado, mas esqueci-me que estávamos lidando com a burocracia portuguesa o que nem sempre é fácil.
A Miúda Bonita está bem e o Rapagão também, isto é esperamos que sim, pois a DUAS semanas da data prevista para o Rapagão nascer a Miúda Bonita NUNCA foi vista por um ginecologista ou por um obstetra, já que a médica de família dela ainda não achou necessário.

Em relação à casa, houve um engano, o valor limite até ao qual podemos procurar é de € 350,00, o que, por um lado, facilita bem a nossa procura, mas por outro lado tem inconvenientes, pois a Miúda Bonita continua desempregada, o pai ganha brutos € 680,00 e os subsídios que nós poderíamos ter ainda não avançaram, ou por uma razão ou por outra.

Vamos esta semana falar com a Assistente Social da Segurança Social, pois da última vez que falámos a informação que retivemos é que:

a) A Segurança Social pode subsidiar a renda até ao valor dos tais € 350,00 aproximadamente, mas não sabem por quanto tempo, e a Câmara de Odivelas, não sabe quando terá um fogo habitacional para atribuir para esta família. Assim sendo, a Miúda Bonita aluga uma casa, e imediatamente a Câmara destrói a barraca onde ela vive, para não ser ocupada.

b) A Segurança Social, paga a renda durante XX meses, o que segundo percebemos é um tempo limitado, e depois quando deixar de ter o subsidio, pára de pagar. A Câmara não se compromete a dar um prazo para a entrega do fogo habitacional, e vamos e venhamos, como já existe um processo há 14 anos, se a partir de agora for demorar o mesmo período de tempo então o Rapagão já estará terminando o liceu.

Em conclusão:
A Segurança Social subsidia uma casa por tempo limitado, a Câmara deve atribuir um fogo habitacional, mas sem compromisso de tempo. Se houver um interregno entre a entrega do fogo e o fim do subsidio a responsabilidade é da Miúda Bonita, que neste momento esta desempregada, e que na altura em que isso ocorrer vai ter um filho supostamente pequeno para criar, e que se agora deixou de pagar 258€ de faculdade pois não tinha dinheiro, vai assumir um compromisso ad eternum de aluguer ao qual se somam as despesas de água e luz (que, neste momento, ora tem, ora não tem, mas que tem custo zero). Isto para além de todas as taxas e despesas que uma casa implica.

Vamos todos rezar para o Rapagão não resolver nascer nesta semana de ponte, pois se assim for, não há nada planeado, resolvido nem mesmo alinhavado....

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

Pode ler ainda:

quarta-feira, 16 de abril de 2008

CAPITULO 9 - Estamos procurando casa :(

Recebemos a visita das duas Assistentes Sociais, a da Segurança Social e a da Câmara, a Drª I,. Pode dizer-se que realmente o nosso pais é burocrático, lento e impessoal, mas as técnicas e o pessoal que está no terreno é bem diferente. Não podem fazer mais do que aquilo que têm possibilidade de fazer, mas são pessoas, de carne e osso, importam-se com o dia a dia de quem realmente precisa. Ficámos todos cheios de esperanças que seja desta que a situação se componha...

A sugestão foi que procurássemos uma casa até aproximadamente 120 ou 130 euros de renda, visto ninguém querer que o irmão vá para uma instituição (o miúdo é isso mesmo, um miúdo) e seria um crime tirá-lo do seio da família.

Já demos umas voltinhas por Odivelas, mas daquilo que encontrámos as rendas eram BEMMMMM mais caras do que o valor sugerido.

Esta semana estive enviando email, para a Embaixada de Cabo Verde e para alguns industriais de lá ou de cá e lá.

Realmente estamos cheios de esperança. A Miúda Bonita vai tratar dos papéis que as Assistentes Sociais pediram e vamos ver como fica.

A verdade é que este problema da casa já se vem arrastando desde 1993, a Miúda Bonita nem sonhava vir para cá. O Pai, o Sr. F., trabalhava como pedreiro por empreitadas e ora estava cá ora estava na Guarda ou em Faro, o irmão da Miúda Bonita ficava em casa, pois na altura o tio morava na porta ao lado...

Vi as análises do pai da Miúda Bonita, ele tem Hepatite B, há momentos em que os medicamentos funcionam na perfeição e ele não tem sintomas nenhuns, mas há outros em que o senhor passa bem mal, tem dores de cabeça e dores nas articulações, além de ficar nauseado e fatigado. Quando eu cheguei para esperar as Assistentes Sociais, o Srº F. estava limpando o terreno, tirando o mato em volta da casa, pois mesmo sendo passagem NINGUÉM faz nada. Pelo que soube, a Junta de Freguesia às vezes limpava perto dos contentores de lixo, mas, pela altura do mato deve fazer algum tempo que não passam por lá.

Agora vamos esperar a Miúda Bonita ter toda a documentação que foi solicitada pelas duas Assistentes Sociais, depois disso elas farão um relatório para os superiores e só então vamos ter alguma noticia mais fresquinha.

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

sábado, 12 de abril de 2008

CAPITULO 8 - Reunião com a Assistente Social da Segurança Social e mais mimos

Fomos tomar café com a Miaua bem perto do emprego dela, foi óptimo a Miaua é super simpatica e comunicativa. Eu e ela falamos pelos cotovelos e a Miúda Bonita, só fazia que sim com a cabeça, a Miaua trouxe uns mimos lindíssimos que tinham sido dela e alem disso uns minutos antes de chegarmos foi as Amoreiras comprar mais umas coisinhas, para suprir a listinha de faltas, as calças de gravida vieram em boa altura, pois a Miúda Bonita, só tinha um par e já estavam bem apertadas.

Ontem recebemos os miminhos pelo Correio da Goreti a nossa consultora IBSI (Informações Burocráticas Super Importantes), uma caixa cheia de miminhos úteis, para a Miúda Bonita e para o Rapagão.

Encontramos com a Ana Silva no Fonte Nova, ela trouxe miminhos dela e da amiga a Luísa Medina, que foi um anjo em doar aquilo que já tinha emprestado para a Ana Silva, são roupinhas maiorzinhas e como é óbvio são sempre bem vindas, há roupinha com pouquissimo uso e outras estão novas.

No dia 10 tivemos a nossa reunião com a Assistente Social da Segurança Social, tinha ideia que seriamos recebidas por uma funcionária pública, com pressa e nem um pouco interessada nos problemas que iríamos apresentar. Não foi nada assim a Drª L. é muito simpática, muito educada e muito interessada em todos os problemas que nós expusemos, já tínhamos algumas dicas da Goreti, consultora IBSI, e estávamos bem documentadas, mas alem disso a Drª L. alertou-nos para uma série de coisas que nós deveríamos ter e nunca ninguém pediu, simplesmente por desconhecimento, em primeiro lugar o irmão tem direito a uma pensão por invalidez, vamos entrar com os papeis na próxima semana, a Miúda Bonita, por ser quem trata do irmão também tem direito a um subsidio, durante a reunião a Drª L, ligou para a Drª I, Assitente Social da Camara e marcou uma vistoria a casa da Miúda Bonita no dia 14.04 vai ser optimo a vistoria ser conjunta (Camara e Segurança Social)

Foi levantada a hipótese de procurar uma instituição para internar o irmão, mas notei logo que a ideia não agradou minimanete a Miúda Bonita, aquilo que ela procura é um sitio onde o rapaz esteja durante os dias , mas a noite na hora das refeições e durante a noite, ele deve estar com a família, ela disse a Assistente Social que não tinha problemas em tratar do irmão, que isso não era um fardo, precisava era que ele tivesse acompanhamento durante o dia, o resto ela fazia, alem disso seria demasiado violento para ele, com 28 anos de repente sair do seio familiar para ir viver para um sitio sozinho e longe de todas as pessoas que ele conhece.

O leilão, no blog Leilões de Solidariedade, alem de estar recebendo inúmeras peças, está bem movimentado, as peças são lindas e esta tendo uma grande aceitação por parte do nossos mecenas, vulgo anjos e arcanjos.

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

CAPITULO 7 - Lista de Miminhos Recebidos.

Olá a todos.

Com um enorme beijo de agradecimento para os que ajudaram esta pequena causa, eis uma lista de mimos que a Miúda Bonita já recebeu e aqui vai:

- 5 depósitos bancários na conta da miúda bonita (NIB: 003 505 060 069 998 330 098), totalizando até ao momento a quantia de 57€, Obrigada a todos os depositantes.

- Roupinhas dos 0 aos 3 meses: "bodies", meinhas de lã, sapatinhos, "babygrow", babetes, fraldinhas de pano e cobertores

- Brinquedinhos, Berço, carrinho de bébé, ovo para transporte, banheira, esterilizador de biberão.

- Recebemos alguns genéros alimentícios - leites, enlatados, arroz, manteiga, maças, oleo, e outros cuja lista seria fastidioso enumerar, mas soube lindamente receber...

Para além disso, o nosso leilão de solidariedade está sendo um sucesso; já passámos das 30 peças todas lindas, e maravilhosas, e já há licitações, o que é muito bom.

Tivémos, ainda, direito a uma breve referência no Diário de Odivelas, na rubrica Crónicas Tempestivas do dia 1 de Abril. Daqui o meu muito obrigada ao Carlos Manuel Castro.

"P.S.- Recebi um simpático e-mail de uma senhora do concelho que vai ter em breve um filho. Entre outras responsabilidades, está a acabar o seu curso superior e conta com várias dificuldades. Se alguém pretender ajudar e, antes, conhecer melhor a circunstância em que a pessoa se encontra, pode contactá-la através do seu e-mail."


Vamos colocar aqui a lista de miminhos que ainda não temos:

- Produtos farmacêuticos

- Produtos de higiene do Rapagão (cremes, gel de banho e similares)

- Produtos de higiene para a Miúda Bonita

- Roupa de banho

- Roupa de berço

- Fraldas de papel

- Biberão (ela pretende amamentar)

- Discos de amamentação

- Toalhitas

- Chuchas

- Mala de bebe (para uso diário)


Estávamos cheios de esperança com a reunião de ontem da Câmara fosse a resposta dos nossos maiores problemas, mas não foi isso que aconteceu. O motivo da reunião foi tão somente para informar que a EDP não aceita a ilegalidade das casas e não vai resolver o problema pondo um contador único. Deste modo, a situação da electricidade vai continuar ilegal e instavel.

Já há três novos itens ao lado, assim actualizamos diariamente sem ter de fazer novos post´s:
- Miminhos que ainda fazem falta.
- Miminhos que já recebemos.
- Nosso cofrinho. - (Somatorio do valores depositados actualização semanal)


Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

Nem todos os mimos foram ainda fotografados

segunda-feira, 31 de março de 2008

Capítulo 6 - Um optímo fim de semana

Ola meus amigos, tenho tantas novidades que nem sei por onde começar.

Este fim de semana foi ÓPTIMO, tivemos a receber miminhos de todos os lados, inclusive vamos fazer uma listinha para informar aquilo que já ganhamos. Temos de agradecer a tanta gente, Mary, Moquinhas, São, Mª dos Remédios, e mais uns tantos anónimos que fizeram depósitos e não se identificaram...

Para quem já conheceu a Miúda Bonita, sabe que a rapariga é super tímida, mas não disfarça nada o contentamento por tudo, pelos mimos, pelo movimento de solidariedade, pela atenção que estão tendo com ela....

Mandei o endereço do Blog para os quatro canais de TV e para alguns políticos, tenho muita fé em que no momento que menos estivermos a espera, surge do nada um Salvador da Miúda Bonita, e resolve o maior problema que temos no momento a falta de uma casa em condições, o pai da Miúda Bonita está inscrito na Câmara de Odivelas, para uma habitação social a mais de cinco anos, isso é certo, pois a Miúda Bonita já vive lá a esse tempo e o pai já estava inscrito antes disso. A Assistente Social está a par da situação e tenho certeza que tudo fará para ajudar.

Inscrevi o Ajuda Portugal no LisboaFreecycle · Lisboa Portugal Freecycle® para já pedi uma beliche, pois se mudarmos a cama de casal do pai e do irmão, e provavel caiba no quarto um berço pequeno.

Amanhã vamos renovar o visto a dela, era óptimo que passasse de visto de estudante para um visto de residência, mas é tudo muito lento e com burocracias complicadas. Se ela conseguir o visto de residência, poderá tentar pedir o visto de 5 anos, e é sempre uma preocupação a menos.

Já contei em um dos capítulos anteriores que o pai do RAPAGÃO é indiano, e mora em França, ele telefonou várias vezes o mês de Março, para saber como ela está passando. Afinal já é um começo. Ainda não posso informar o nome do RAPAGÃO por completa falta de consenso entre o pai e a mãe em determinar um nome. Existem três nomes na mesa mas as probabilidades estão muito próximas, o que dificulta a resolução.

Hoje de manhã passei pela casa da Miúda Bonita e dei-lhe boleia até a Ajuda de Mãe, ela demora horas mas deslocações, e de carro, apesar do transito da Calçada de Carriche e do Eixo Norte Sul, são só alguns minutos, de lá ela ia voltar para casa, para lavar as roupinhas do RAPAGÃO e deixar tudo em ordem para quando ele nascer. Tem coisas tão lindas, mas tão lindas... as fotos estão péssimas, nem eu nem ela sabemos tirar fotografias, mas assim mesmo vão ser postadas.

Meus amigos, ao criar este espaço, a minha intenção foi de ser o mais transparente possível, a situação é real, existe e temos infelizmente maneiras bem concretas de comprova-la. Sabemos que a Internet, não é um espaço onde a bandeira da verdade seja um estandarte, mas estamos convencidos que poderemos fazer muita coisa pela Miúda Bonita e as vezes é bem mais fácil do que imaginamos.

Adoraria fazer um post só com novidades boas, mas ainda não é possível.

A matricula na faculdade teve mesmo de ser cancelada, pelo menos este semestre, não era mesmo possível continuar, alem das propinas, os encargos de uma maneira geral eram insuportáveis, e aqui o coração tem de ficar de lado e a lógica tem de imperar, não dá, não dá. No próximo semestre vamos recomeçar. A Miúda Bonita tem de terminar a licenciatura, é um absurdo deixar um curso inacabado só por uma cadeira.


Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Capitulo 5 – Recebemos o 1º lote de miminhos.

Meus amigos, a Miúda Bonita recebeu o primeiro carregamento de Mimos, foi a melhor prenda de Pascoa desde muito tempo, fui buscar ao Colombo, o marido da C.R. foi super gentil, encontramonos e ele entregou um sacão cheio de minos, foi OPTIMO. Nós duas estivemos vendo tudo, abrimos os miminhos na minha cama e fomos vendo peça por peça. São coisas lindas, lindas, lindas e vão ser tão bem aproveitadas.

Veio tambem pelo correio um grande embrulho da C.C., cheio de miminhos, mas esse ainda não foi aberto, pois eu só abro junto com a Miúda Bonita o que vai acontecer hoje a noitinha.

Recebemos também muita informação importante. O e-mail ajuda.portugal@gmail.com tem sido um bom meio de informação, e tem muita gente que sabe profundamente das burocracias por qual nos temos de passar e nós tem orientado.

Temos mais três depósitos, um da C. outro da M., e ainda recebi um telefonema super simpático da E. comunicando que tambem tinha feito um depósito, os depósitos são sempre muito bem vindos, sejam do valor que forem, eles nunca são pequenos, tem a medida certa de carinho, valem muito, e ao somarmos muito com muito teremos muitissimo. Por isso MUITISSIMO OBRIGADA. Esse dinheiro esta sendo guardado para o bebé, a Miúda Bonita, tem muito juízo, e não é nada, nada irresponsável.

Ela foi ao Curry Cabral marcar a consulta, mas não era lá era no Santa Maria e lá foi a Miúda Bonita e a sua barriguinha passear por Lisboa, pois a medica de família enganou-se.

Na terça feira, antes da Pascoa a Miúda Bonita sentiu-se mal, teve dores. Ela ficou assustada, e eu tambem, mas logo melhorou. Com a chuva as coisas semprem pioram, pois a casa fica toda molhada por dentro e o frio fica insuportável.

Eu, fui passar a Pascoa no Norte, mas não deixei de estar em contacto com ela. Estou sempre com o coração na mão, pois se perto posso fazer pouca coisa, longe então não faço nada.

Ela tem estado muito cansada, para quem já esteve gravida, sabe que gravidez não é doença, mas ficamos muito mais cansadas do que é habitual.

Hoje ela começa a ginástica pré-parto na Ajuda de Mãe, ainda não sabe as coisas ao certo, mas assim que eu souber, venho correndo colocar no blog.

Já o blog do Leilões de Solidaridade já esta funcionando , tudo o que conseguirmos vai directinho para a Miúda Bonita, qualquer dúvida que queirão esclarecer podem faze-lo para:

Bijuterias_dencantar@hotmail.com
lfroufe@cm-aveiro.pt
ajuda.portugal@gmail.com

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

terça-feira, 18 de março de 2008

Capitulo 4 - Andamos aos saltinhos.

Ontem fui buscar a miúda bonita à porta da faculdade, ela vai ter de trancar a matricula, mesmo só faltando a cadeira de Estatística para terminar a licenciatura em Psicologia, não vai dar para fazer agora.

Faltam 4 meses para o semestre acabar, o rapagão nasce em Maio (está previsto para o dia 12), ela não tem dinheiro para pagar as propinas, e como ainda está desempregada, a solução é mesmo trancar a matricula.

Ontem, pedi à miúda bonita para tirar um saldo da conta dela, o N. já tinha dito que já tinha feito o donativo, parecíamos duas crianças, aos saltinhos à porta do banco. Muito obrigada, N. você é um anjo, OBRIGADA, é assim mesmo, se cada um der o que pode havemos de dar muitos saltinhos.

Hoje a miúda bonita vai a médica de família com o irmão, ele não anda bem, tem tido vários ataques de epilepsia durante o dia e no compito geral o comportamento alterou, fala sozinho e anda muito inquieto.

Amanhã vou começar a fazer a recolha de alguns MIMINHOS, só falta combinar os detalhes, tenho de conjugar as agendas, coisa que nem sempre é fácil. Normalmente, posso fazer os levantamentos em Lisboa, e só uma questão de combinarmos e para não invadir a privacidade de ninguém combinamos em local público, tipo os centros comerciais de Lisboa, como o Colombo, o Vasco da Gama ou a Loja do Cidadão, enfim qualquer local que dê mais jeito a quem puder e quiser oferecer aquilo que já não precisa.

Amigos, atenção ela também precisa de alguns alimentos básicos e de preferência não perecíveis, arroz, açucar, feijão, massa, conservas, enfim o que for possível.

Com a ajuda de outro coração de ouro, a Lucie, criamos um blog para leiloar algumas peças. Nesta primeira fase vamos fazer os contactos para as doações e proceder ao levantamento das peças que serão leiloadas. Precisamos mais uma vez da vossa ajuda para divulgar o site do leilão: http://leiloesdesolidariedade.blogspot.com/ .

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

domingo, 16 de março de 2008

Capitulo 3 - É um RAPAZ.

A situação da miúda bonita, não avança, continuamos com os nossos agradecimentos, pois são mais que muitos os e-mails com idéias, opiniões e sugestões, e como várias cabeças funcionam melhor que uma, o Ajuda Portugal vai a todas.

A miúda bonita foi fazer a ecografia na sexta feira e, atenção pessoal, vem aí um RAPAZ, mas ele não é preconceituoso, isso viu-se bem na ecografia. Por isso, se você tiver roupinhas cor de rosa e tiver vontade de oferecê-las, ele veste na mesma.

A mãe está babada, super feliz, com tudo, com o facto do bébé estar bem, e sobretudo, com o movimento de solidariedade em volta dela.

De resto, os fins de semana são mais complicados o irmão dela esta o dia inteiro em casa, se houver luz, eles têm uma TV que ainda vai distraindo o rapaz, se não houver a coisa é mais complicada pois ele passa o dia todo sem fazer nada. Se a miúda bonita estiver em casa ela dá-lhe comida caso contrário ele não come nada e depois acaba por passar mal.

Ela continua procurando emprego, mas não aparece nada.

Fui aos supermercados pequenos, aqui perto da minha casa, mas ainda não há resposta de nada.

Amigos, vou actualizar mais amiúde toda situação da miúda bonita, e não se esqueçam: se puderem, por favor ajudem com qualquer coisa que queiram: comida, donativos, roupas, o que para vocês seja dispensável pode fazer toda a diferença para ela.

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Capitulo 2 - A Casa da Miúda Bonita.

Toda esta história deixou-me muito constrangida, por isso tive de tomar fôlego, bater com o pé no chão e ver qual o caminho que queria seguir.

Estive na casa da miúda bonita, fui lá tirar algumas fotos e tentar organizar uma estratégia de actuação pois a situação em que ela se encontra é péssima.

Mas, vamos por partes: em primeiro lugar, obrigada a todos os que postaram comentários e a todos aqueles que enviaram e-mail, ficámos muito sensibilizados.

No dia 10, o irmão teve 3 ataques epiléticos entre as 19 e as 21horas. No tocante a refeições o rapaz almoça na escola, mas o jantar tem sido só sopa pois como a situação financeira está péssima não há mais nada.

Leitores, sei que estórias como esta são, infelizmente, banais no Portugal de hoje e que o mundo está cheio de miséria; que a miúda bonita tem, além disso, um tecto (?) e que há muita gente em condições ainda piores que ela, mas, ao envolver-me sinto-me responsável por ela, pelo bébé e pelo irmão porque a triste realidade é que eles não têm mais ninguém.

Eu fiz uma arrumação geral na minha cozinha, tirei tudo o que era superfluo e que só estava acumulando pó, e consegui reunir alguns pratos e talheres, mas, ontem quando cheguei em casa dela vi que não é (só) isso que ela precisa.

Temos de prioritizar as necessidades:


Em primeiro lugar é preciso um sítio para alojar esta família até que a Câmara de Odivelas, ou a Segurança Social, resolvam o problema de uma maneira mais definitiva.

Em segundo lugar é preciso comida e outros bens básicos de primeira necessidade.

As necessidades do bébé, como é evidente, mantêm-se: ela vai precisar de roupa, carrinho, caminha, alcofa, ovo de transporte, fraldas, enfim tudo que um bébé precisa.

Vou pessoalmente tentar agendar uma reunião com a Câmara, e com a Segurança Social. Outro problema que se coloca é o seguinte: se ela tiver de ser alojada pela Ajuda de Mãe o que vai ser do irmão, entretanto?

Preciso da vossa ajuda, pois não tenho condições de sozinha adoptar uma família inteira nas condições em que descrevi.

Se puder faça um donativo para a conta com o NIB: 003 505 060 069 998 330 098 (qualquer valor será muito bem recebido). Necessitamos ainda de alguma comida, coisas que não sejam perecíveis, que aguentem sem refrigeração. Vou falar com alguns supermercados, mas sem ser pessimista, imagino qual será a resposta.

Ela continua desempregada, vai colocar os papéis para o Fundo de Desemprego amanhã, mas até lá tem de comer. A senhora do Jumbo arranjou outra pessoa, que não está grávida - são os sinais dos tempos de um mundo ferozmente competitivo, economicista e insensível. A miúda bonita está à procura de emprego, mas como vocês podem facilmente calcular, não está sendo fácil.

Este blog vai ajudar muita gente, mas como a equipa é muito reduzida, (só eu), vamos dar um passo de cada vez, com a vossa ajuda vamos resolver alguns dos problemas desta miúda bonita e depois outros casos virão.

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.

domingo, 9 de março de 2008

Capitulo I - Vamos ajudar uma miúda bonita.

Cabo Verdiana, miúda, bonita, com 26 anos, no Verão conhece o amor da sua vida, engravida faz agora 6 meses, o amor da vida dela, segue o seu caminho voltou para França, onde trabalha. Tudo o que ele recebe vai para os pais na Índia.

Ela vive numa habitação sem condições nenhumas, em Odivelas, numa encosta, entre alguns casebres. Seu lar é o da ponta, faz esquina, com uma única porta, sem janelas, com telhado de zinco, sem forro, nos dias de chuva a água entra (se for muita, corre pelo corredor que liga todas as divisões) e o frio é uma constante. A casa é composta por hall onde há um sofá de 2 lugares, um quarto com uma cama para o irmão, um quarto com uma cama para ela, uma cozinha com um fogão e uma casa de banho, dito assim, dá para imaginar uma casa, mas não, é um barracão. A água é comum a todos os vizinhos, assim como a luz, há dias em que há outros em que não.

Ela, miúda bonita veio de Cabo Verde para estudar, fez Psicologia, falta-lhe uma cadeira para a licenciatura. Aceita todo o tipo de trabalho, desde ajudante de cozinha e até nas limpezas. Estava trabalhando num café em Loures mas o contrato acabou e não lho quiseram renovar, ela está gravida, não vale a pena. Na sexta-feira foi ver um novo emprego no Jumbo de Alfragide, 3 horas por dia, 6 dias por semana, limpar uma loja das 7 às 9h da manhã com um salário mensal de 180 euros.

Está inscrita na Ajuda de Mãe, mas se sair de casa, como fica o irmão dela? Trata-se de um miúdo deficiente (na verdade ele tem 28 anos mas o seu comportamento e idade mental é como se tivesse 12), não pode ficar sozinho, não come, deixa entrar todos em casa, perambula sem destino. Perante estas condições facilmente concluímos que a criança que ela espera não pode nascer ali, no meio daquela insalubridade sem condições nem para ter uma alcofa naquele frio cortante. Está inscrita na Câmara, e vai receber uma casa, mas só dentro de alguns anos -todos sabemos como são morosos estes processos em Portugal - e a pergunta que se coloca de imediato é, e até lá como vai viver?

Não tem nada para o bébé, NADA, nem roupa, nem cama, nem carrinho, nem fraldas, nem biberões. Como, como vai resolver o seu problema? Ela está disposta a receber 2,5 euros à hora, trabalhar com produtos tóxicos, pagar transporte, comida e ficar no final do dia praticamente sem nada. Ela precisa MESMO de ajuda, precisa de si. Tudo o que puder receber é muito bem vindo.

NIB: 003 505 060 069 998 330 098 - toda a ajuda é bem vinda.

Se puder ajudar, e necessitar de alguma informação complementar peça a
AJUDA PORTUGAL, ajuda.portugal@gmail.com

Obrigado por estarem ajudando.

Bem hajam.